6 de setembro de 2008

Parques de SP aderem à campanha “Dê mais que esmola. Dê futuro”

Na cidade de São Paulo existem cerca de 2 mil crianças e adolescentes em situação de “trabalho infantil” nos principais cruzamentos, feiras e ruas de comércio, segundo dados do censo Fipe-Smads de 2007. Preocupados com os malefícios do trabalho infantil urbano, seis parques do Estado de São Paulo se uniram para sensibilizar visitantes e turistas a trocar esmolas por doações para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) ou a entidades que trabalham com esse público.
;
A ação visa apoiar a campanha “Dê mais que esmola. Dê futuro”, do São Paulo Protege, programa que atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E faz parte do termo de cooperação assinado entre o Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
;
Participam do acordo o Fantasy Acqua Park, Hopi Hari, O Mundo da Xuxa, Parque da Mônica, Playcenter e Wet'n Wild, parques associados ao Sindepat em São Paulo. Serão elaboradas e distribuídas peças publicitárias da campanha de combate ao trabalho infantil.
;
O esforço de comunicação, composto por 50 cartazes e 200 mil cartões postais, teve a arte desenvolvida pela equipe do Smads. As peças apresentam o slogan “Pedir esmolas não é brincadeira, é trabalho. Brincar é experimentar a emoção da descoberta, unindo prazer e aprendizado” e traz informações sobre como as pessoas poderão fazer as doações.
;
Para Alain Baldacci, diretor de Relações Institucionais do Sindepat, o acordo destaca a contínua atuação social dos parques temáticos e atrações turísticas do país. “Acredito que, com a divulgação da campanha nos parques, muitas pessoas se conscientizarão dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes em situação de risco social. É muito gratificante poder ajudar um projeto como o São Paulo Protege. Espero que outras empresas e órgãos também façam parte de uma ação consciente como essa”, ressalta.
;
Esta não é a primeira vez que o Sindepat se envolve em iniciativas desta natureza. No ano passado, junto aos parques, a entidade doou 5,5 mil ingressos para crianças e adolescentes participantes do projeto São Paulo Protege. Outra ação idealizada pela organização é o Dia Nacional da Alegria (DNA). Lançado em abril deste ano, em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra), o DNA tem como principal objetivo mobilizar parques e atrações turísticas de todo o Brasil que abrem suas portas para receber instituições que atendem a crianças carentes para se divertirem gratuitamente. Na primeira edição, realizada em 9 de abril, 16 empreendimentos receberam juntos mais de 60 mil crianças carentes.
Fonte: Sindepat (Lucia Faria Comunicação) - CBMR (Clube Brasileiro de Montanhas-Russas).

0 comentários: