16 de abril de 2013

Projetos arquivados: a Montanha-Russa Invertida do Playcenter



As montanhas-russas se tornaram as principais atrações de parques do mundo inteiro e estão cada vez mais modernas e velozes. Apesar da grande quantidade de parques de diversões que temos no Brasil, nosso país ainda possui poucas montanhas-russas em comparação aos países da Europa e dos Estados Unidos.

Até 2010 o Playcenter era considerado o Parque brasileiro com o maior número de montanhas-russas em operação, neste ano o Playcenter possuía em operação: Boomerang, Looping Star, Windstorm, Dragon e Happy Moutain.

Em 39 anos de histórias também passaram pelo Playcenter: Alpen Blitz, Ciclone, Colossus, Super Jet e Tornado.

O que pouca gente sabe é que no ano 2000 existiu um projeto para a implantação de uma montanha-russa invertida no Playcenter, que seria a primeira do Brasil. Essa atração seria inaugurada quase 10 anos antes da FireWhip (Beto Carrero World) que se tornou, de fato, a primeira montanha-russa invertida Brasileira.

Esse projeto foi encomendado pelo Grupo Playcenter à uma empresa de consultoria internacional, com experiência em parques do mundo inteiro. Nesta época o Grupo estava realizando altos investimentos, havia inaugurado o Hopi Hari no ano anterior, possuía a operação do maior parque de diversões do Norte/Nordeste do Brasil (Playcenter Pernambuco) e ainda a rede Playland.

A Montanha Russa invertida seria instalada na área ocupada pelo Turbo Drop em sua primeira localização, com grande destaque para a Marginal. Com a instalação da nova montanha-russa o Turbo Drop passaria a ficar localizado no fundo da área principal do Parque, o que veio a ocorrer no ano de 2005.



Ilustração e planta que mostram onde a montanha-russa invertida seria instalada.



Além da montanha-russa invertida o projeto contemplava uma série de reformas e melhorias em todas as áreas do Parque, que na época buscava se tornar cada vez mais um "Ride Park" voltado aos jovens e adultos.

Infelizmente os planos do Grupo Playcenter não deram certo, com altos investimentos e a grande crise que assolou o país, o que se viu foram projetos serem descontinuados e os parques brasileiros entrando em uma época nefasta.

Mas, vale a pena lembrar! Afinal, este projeto também fez parte da história do Playcenter.

Nota da equipe Playcenter Uau!:
A montanha-russa invertida seria a primeira instalada de forma fixa no Brasil. O Grupo Moreno`s Park, nesta epoca, ja possuía em operação a "Xpress" modelo móvel de montanha-russa invertida.



3 comentários:

  1. Mágico. Me imaginei andando no parque e tendo uma nova montanha russa na minha visão!

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro deste projeto.... Triste!!! Só uma correção... quem trouxe a primeira montanha russa invertida foi o Morenos Park (Express)

    ResponderExcluir
  3. Essa montanha russa é a EuroStar! Criada em 1995 foi a primeira e maior montanha russa invertida portátil do mundo. Por tal motivo circulou durante 13 anos pelo circuito de parque alemães, onde foi montada e desmontada mais de 60 vezes. Para a montagem da EuroStar eram necessários 20 mecânicos que demoravam cerca de 14 dias para finalizar o trabalho. Desde 2008 a EuroStar encontra-se permanentemente instalada no Gorky Park em Moscou. Podem ser encontrados alguns vídeos dela no youtube como este aqui: http://www.youtube.com/watch?v=YojH2WTLgTE

    *Pesquisa realizada por T Toys Coleções e Brinquedos

    ResponderExcluir